Estudantes do Curso de Marketing do IFRN visitam Banco comunitário de Lagoa de Dentro

O Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro, o "Banco Lagoa", recebeu neste último domingo (26), uma visita muito especial de um grupo de aproximadamente 33 estudantes e mais 03 professores do curso de Marketing do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os alunos participaram de uma aula de campo para conhecer de perto as ações de economia solidária em Lagoa de Dentro, promovidas pelo banco comunitário através da Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro, (ADURLD). 

Para a professora Andresa dos Santos do IFRN, o objetivo principal de trazer os alunos a esta visita, seria principalmente para eles obterem o conhecimento sobre as ações de economia solidária promovida pelo banco, e também conhecer a importância da moeda social em uma cidade do interior.

A visita começou com um café da Manhã promovido pela ADURLD na escola Getúlio Vargas, logo após assistiram uma palestra coordenada pelo Diretor Geral da ADURLD e também coordenador do "Banco Lagoa", Agnaldo Vasconcelos. Onde o mesmo fez um breve relato de todas as ações que começou desde 2004 com a criação da ADURLD, logo depois veio a Rádio Comunitária Lagoa FM, e agora o Banco Comunitário. Agnaldo Vasconcelos também falou de outros projetos promovidos pelo banco, como a Feira de Economia Solidária que acontece uma vez por mês e também da Criação Rotativa de caprinos.

Em seguida os alunos conheceram na prática como funciona o banco comunitário, onde na oportunidade foi montada uma Feira de Economia Solidária exclusiva para a turma. Onde os mesmos fizeram a troca da moeda Real pelo Tintim, e assim fizeram suas compras com a moeda social e viram a importância disso para a comunidade local, uma vez que o dinheiro circula exclusivamente em Lagoa de Dentro.

Na sequencia a turma foi conhecer as instalações do banco comunitário onde no mesmo prédio funciona a Rádio Comunitária Lagoa FM, e viram a importância da união entre as pessoas que ali estão promovendo a cidadania, e buscando trazer ações que beneficiam à comunidade, a exemplo das ações que a rádio vem fazendo ao longo do tempo e agora também com o Banco Comunitário. O evento também contou com as presenças de Rodrigo Itiúba e do Paulo Sergio, ambos representantes do Projeto Ações Integradas da Incubes-UFPB, projeto esse que conta com apoio da Nuplar e do Governo do Estado através da SESAES, secretária executiva de Economia Solidária no estado da Paraíba.

Finalizando a visita os estudantes foram conhecer a Lagoa Francisco Soares, cartão postal da nossa cidade e que dá nome à Rádio e ao banco comunitário. Conheceram de perto um pouco da história do município e também a importância que a lagoa tem para a cidade, e ficaram encantados com o espaço e prometeram voltar com outras turmas do IFRN.  

















Por: Jobson Soares-Lagoa FM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.