Detran firma acordo com Febraban e PB deve voltar a financiar veículos

O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fizeram a um acordo para que as instituições financeiras retomem os financiamentos de veículos no estado, segundo o procurador-geral do estado, Gilberto Carneiro. De acordo com ele, os financiamentos podem voltar a ser feitos a partir desta quinta-feira (24) ou na sexta-feira (25).

As operações estavam suspensas desde o dia 7 deste mês, quando o órgão oficializou a troca da Cetip – empresa responsável pelo sistema de financiamentos adotado no resto do país – pela Bunkertech, desligando a Paraíba do Sistema Nacional de Gravames (SNG).

Apesar do entendimento após reunião entre Detran, Febraban e representantes da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrav), o acordo ainda dependerá da assinatura de uma ata, o que deverá ocorrer nesta quinta-feira (24). “A partir daí, daremos o comando para que retorne o antigo sistema (o da Cetip) e os financiamentos possam ser retomados”, ressaltou.

Pelo acordo firmado nesta quarta-feira (23), durante reunião em Brasília, o Detran se comprometeu a suspender a Instrução Normativa n° 001/16 pelo prazo de 60 dias. Com isso, volta à ativa a prestação do serviço pela Cetip, com o uso do SNG.

Neste período, de acordo com Gilberto Carneiro e o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Carneiro de Carvalho, o sistema implantado pela Bunkertech, o Sisgrav, passaria a ser analisado, inclusive por técnicos indicados pela Febraban, para que se emita, ao final do prazo, um atestado de capacidade técnica do novo sistema.

“Vamos promover, durante 60 dias, o retorno do sistema anterior. Durante esse prazo, uma comissão de alto nível avaliará a certificação e ajuste do novo sistema. Ao final do período, o Detran emitirá um laudo, e as partes envolvidas, Detran e bancos, decidirão qual sistema usar a partir da certificação que o Detran emitir. Durante este período, com certeza, nós vamos encontrar um bom termo porque é necessário, é do interesse de todos, e, sem dúvida a Paraíba não mais voltará a sofrer esse tipo de perda, esse tipo de paralisação”, explicou José Carneiro de Carvalho.

Bancos aprovam
A Febraban emitiu uma nota à imprensa, nesta quarta-feira (23), informando que considera positiva a suspensão da aplicação da Instrução Normativa 001/16. “É uma demonstração de sensibilidade das autoridades locais em relação aos efeitos da norma sobre o sistema integrado que permite a consulta, em todo o País, de informações essenciais para a avaliação de risco e celebração de contratos de financiamento de veículos”, diz a nota. A federação ainda informou que vai participar do grupo de trabalho criado pelo governo e que vai dar apoio para corrigir o problema.

G1 PB
com Focando na Notícia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.