Crianças aprendem a programar computadores brincando em João Pessoa

O uso da tecnologia através de celulares, tablets e computadores já faz parte da vida das crianças e adolescentes desde os primeiros anos de vida. Os nativos digitais crescem sabendo manusear equipamentos e ter acesso a ferramentas que muitos adultos custam a entender. Para garantir o uso seguro e despertar na garotada o desejo de aprender a produzir seus próprios games, dispositivos e monetizar seus projetos, a SuperGeeks João Pessoa, primeira escola de computação voltada para crianças instalada na cidade, abre novas turmas dos cursos de Programação de Computadores, Roblox, Robótica, Minecraft, Youtuber e Construct 1.

De acordo com o professor de ciência da computação e proprietário da SuperGeeks João Pessoa, Marcelo Cainelli, a escola tem uma metodologia voltada para crianças e adolescentes (7 a 16 anos), utilizando plataformas lúdicas e divertidas, que auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes, como pensamento computacional (capacidade de dividir o problema em partes menores e criar planos para resolvê-los), raciocínio lógico e sistêmico, criatividade, além de contribuir para o aprendizado do inglês, física e matemática, entre outros.

“Convivemos com a tecnologia a todo momento, com o sistema de numeração binário, seja no celular ou no computador, mas mesmo assim não temos essa matéria na escola. Não se aprende programação para se tornar um programador, como não se aprende matemática na escola para ser um matemático. É preciso aprender a programar para acompanhar as mudanças tecnológicas do mundo”, disse.

Neste mês de novembro, além de dar início a turma intensiva da Fase 0 do curso regular de Programação de Computadores, a SuperGeeks João Pessoa abre os cursos rápidos de Roblox, Robótica, Minecraft, Youtuber e Construct 1. Durante as aulas, os alunos também serão orientados sobre segurança e exposição nas redes sociais e nas plataformas de games. “Além de oferecer o conteúdo técnico sobre o uso das ferramentas, vamos abordar o tema segurança. Existem regras básicas que precisam ser seguidas tanto por crianças, como pelos adultos. É importante não informar a sua localização e não mostrar os detalhes da sua casa. Além do monitoramento da comunicação”, alertou.

Brincadeira vira dinheiro - Marcelo Cainelli explicou que os alunos também aprenderão como ganhar dinheiro vendendo os objetos criados para plataformas como Roblox e Minecraft. Neste curso, os alunos têm contato com programação visual em blocos e linguagem de programação em texto. Eles aprendem desde a configuração de um ambiente de desenvolvimento de jogos até a criação de itens especiais, como: espadas, tochas, aviões, efeitos visuais e sonoros, enquanto se divertem durante as aulas.

“Vários destes itens podem ser vendidos na plataforma. No caso dos menores de 18 anos, é preciso ter consentimento de seus pais para poder cobrar por seus jogos. Lembrando que a plataforma tem uma moeda virtual própria, o Robux, que pode ser adquirido com cartão de crédito”, explicou Cainelli.

No curso de Youturber, além de aprender como monetizar o canal do Youtube e ter mais segurança na rede social, a garotada vai aprender, na prática, a editar vídeos com um software profissional de edição, noções de fotografia, configuração de câmera, iluminação, cenário, direitos autorais, criação e divulgação de canal no Youtube.

Super Geeks - A SuperGeeks é a primeira escola computação voltada para crianças instalada em João Pessoa. A franquia, pioneira no mercado brasileiro, oferece curso regular de 14 fases, cada uma com 16 aulas de 01h30. Da Fase 0, onde os alunos têm contato com o mundo da programação e da lógica da programação através da produção de games e robótica, até as fases mais adiantadas, que são apresentados linguagens profissionais como Python, Ruby, Java Scritp, CSS, HTML, games em 3D, inteligência artificial, entre outros. O método oferece ainda conhecimentos em empreendedorismo para os pequenos.

Há pouco mais de seis meses em funcionamento, os alunos da SuperGeeks João Pessoa já desenvolveram cerca de 60 jogos com os conhecimentos adquiridos durante as aulas.  Os jogos podem ser acessados no link: https://supergeeksjp.000webhostapp.com/

Curso oferecidos em novembro e dezembro 

Curso Regular (intensivo) - No curso regular da SuperGeeks, os alunos aprendem a criar seus próprios games (2D e 3D) e desenvolver aplicativos e sistemas. É curso mais completo na área de ciência da computação.

Youtuber e Edição de Vídeo - Os alunos aprendem a editar fotos e vídeos com ferramentas profissionais, configuração de câmera, iluminação, cenário, criação e divulgação de canal do Youtube e muito mais! Curso criado e assinado pelo Gaveta - editor do canal Jovem Nerd.

Robótica - Os alunos aprendem conceitos básicos de eletrônica, mecânica e programação por meio da criação de um robô autônomo que desvia sozinho obstáculos. Os alunos aprendem Robótica com o Arduíno, plataforma profissionais de prototipagem e desenvolvimento.

Programação de MODS no Roblox

Os alunos aprendem programação visual em blocos e programação em texto com linguagem LUA. Eles aprendem desde a configuração de ambiente de desenvolvimento Roblox até a criação de itens como: espadas, aviões, tochas, enquanto se divertem.

Programação no Minecraft - Os alunos aprendem noções básicas de programação dentro do Minecraft. Ele irá programar um robô dentro do Minecraft para que este construir coisas por ele.

Paraíba Total

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.